Início / Relacionamentos / Divórcio – Mitos e realidades

Divórcio – Mitos e realidades

Divórcio - Mitos e realidades

O amor e os relacionamentos são sempre inconstantes, havendo diversos factores que podem influenciar decisões para toda a vida. O divórcio é um desses casos, onde apesar de ter havido um relacionamento longo, intenso e cheio de emoção, neste momento o casal acredita que o melhor é cada um ir para o seu canto, a fim de evitar mais desilusões e sofrimentos.

Tal como acontece em tudo, existe uma tendência para a sociedade rotular cada situação como verdade absoluta, fazendo uma espécie de apanhado de todos os motivos e todas as situações ligadas à separação e fazer com que todos acreditam que é tudo verdade. Na realidade, existem muitas crenças que as pessoas acreditam piamente ser verdade, que não passam de mentiras ou mitos.

Mitos e Realidades do Divórcio

A separação do casal significa que cada um vai para o seu canto, sendo que para além disso a maioria das teorias da sociedade não passam de mitos. Fique a conhecer os principais mitos e realidades sobre este assunto.

A traição leva sempre à separação (Verdade)

Apesar de existir cada vez mais casais que afirmam que foi a traição que os salvou da separação, a grande maioria destas devem-se essencialmente a um momento destes. Ninguém gosta de ser traído e trocado, por isso quanto estas situações acontecem geralmente o resultado é mesmo a separação do casal.

A separação é a saída mais fácil (Mito)

Isto é completamente errado, não há nada mais difícil do que tomar esta decisão, mesmo que o casamento esteja a passar por momentos muito complicados. Se por um lado ninguém deve manter uma relação apenas para as aparências, por outro lado esta é uma decisão muito difícil de tomar.

Até as mínimas razões levam à separação (Verdade)

Por incrível que pareça, mesmo nos relacionamentos mais longos, até as pequenas coisas, as mais insignificantes discussões podem levar a uma ruptura do casal. Claro que não é a primeira discussão que vai levar a isso, mas quando já há uma acumulação de situações, até migalhas de pão no sítio errado são motivo.

Depois do divórcio, tudo vai melhorar (Mito)

Provavelmente uma das maiores mentiras que se fala sobre a separação. Mesmo depois da separação, vão haver memórias, remorsos e discussões que vão ocorrer mesmo esporadicamente, por isso nada vai melhorar, apenas vão estar afastados e vão atenuar as coisas com outros factores da sua vida.

São os filhos que mais sofrem (Verdade)

Quanto há filhos dentro do casamento a decisão é ainda mais complicada, isto porque eles foram habituados a crescer com os pais juntos por isso a separação vai mudar tudo e mais alguma coisa. Para além de não ficarem com os dois pais, vão ainda passar pela situação de ver um de vez em quando, não esquecendo ainda a carga emocional que isto vai trazer para o dia-a-dia deles.

Há sempre um culpado (Mito)

Apesar de poder ser verdade, na maioria dos casos é o maior mito de todos. Se uma relação não funciona, na maior parte dos casos é por culpa dos dois e não apenas de um. Ninguém tem que levar com as culpas, mas sim entenderem o que correu mal, para que tal não se volte a repetir numa próxima relação que tenha no futuro.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)
Divórcio - Mitos e realidades, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Veja Também

Amor depois dos 30

Amor depois dos 30 – As novas regras do jogo

Já terminou uma relação depois dos 30 anos e viu-se novamente sozinho? Quando temos 20 …