Início / Relacionamentos / Quando os parceiros têm uma grande diferença de idades

Quando os parceiros têm uma grande diferença de idades

Existem vários mitos e questões que são colocadas quando se conhece um relacionamento onde os parceiros possuem uma diferença de idades considerável, havendo sempre uma predisposição para comentar e julgar pelas mais simples aparências. Vive ou já viveu alguma relação onde existe diferença de idades? Já conheceu algum caso? O nosso artigo pretende desmistificar estes preconceitos e dar a conhecer a realidade das relações cujos parceiros possuem diferença de idades acentuada.

 

Desmistificar os preconceitos relativos a casais com diferença de idades não é tarefa fácil. Por mais evoluídas que as mentalidades se tornem existe sempre quem julgue sem conhecer e quem comente sem sequer reparar. Para começar nada melhor do que enunciar alguns dos preconceitos que os casais com diferença de idades são constantemente obrigados a enfrentar:

  • A relação não passa de um jogo de interesses

Dos maiores preconceitos que atingem casais com diferença de idades é precisamente o boato de que a relação não passa de um jogo de interesses, seja por questões económicas ou outros aspetos, o casal tem de de fingir manter um amor verdadeiro. Esta ideia é completamente errada, os membros do casal são julgados sem qualquer conhecimento da vida entre ambos. É óbvio que existem casos onde a relação não passa de um jogo de interesses contudo esta condição não pressupõe que se trate de um casal com diferença de idades.

  • Comparação com graus de parentesco

Talvez seja dos preconceitos mais complicados de ouvir vindo de qualquer pessoa. Existem as célebres frases que são ditas mal se vê um casal com diferença de idades tais como a conhecida: “Ela tem idade para ser filha dele“. Pode parecer que o casal fica indiferente contudo este tipo de preconceitos baixa muito a auto-estima do casal e deixa algum ressentimento assim como sentimentos de inferioridade. Este tipo de preconceito, assim como qualquer outro deve ser totalmente evitado.

  • Ser mais novo = traição

Quando se comenta sobre um casal com diferença de idades geralmente tende a atribuir-se a conotação de traidor ao elemento mais novo do casal, pura e simplesmente por ter menos idade que o seu cônjuge. Esta ideia para além de arcaica é completamente absurda. Ter um parceiro mais velho não significa insatisfação sexual e muito menos falta de amor e carinho.

Estas situações não acontecem só aos outros, poderá acontecer com qualquer um de nós, afinal, o amor não escolhe idades. Para completar o artigo e dar a conhecer a realidade por trás de um amor cujos elementos do casal possuem diferença de idades a equipa do PT Encontros destaca alguns aspetos que caracterizam este tipo de relações:

  • Igualdade sexual

Muito ao contrário do que se pensa, o casal com diferença de idades pode possuir uma relação sexual igual para ambas as partes. Um elemento mais velho não significa passividade ou inatividade sexual. Independentemente de idades ou outros fatores, a química sexual está presente em qualquer casal da mesma maneira e com as mesmas diferenças.

  • São relações duradouras

Este tipo de relações, ao contrário do que o preconceito possa levar a pensar, podem ser duradouras e muito proveitosas, como qualquer relação amorosa. As diferenças de idades não representam qualquer influência sobre a duração das relações, o único fator que está em risco são os sentimentos do casal, que determinam e encaminham a relação.

  • Muita confiança

As diferenças de idade não representam qualquer problema ou dúvida para o casal, o sentimento de confiança passa pelo auto-conhecimento do casal, dos seus sentimentos e do equilíbrio que é imprescindível para um namoro perfeito. Ter uma relação onde existe diferença de idades que esteja baseada na desconfiança só desgasta a relação, podendo ser levada para um rumo menos pretendido.

  • Uma paixão como qualquer outro casal

É importante relembrar que uma relação cujos elementos do casal possuem alguma diferença de idades é perfeitamente saudável e normal, sem qualquer esquema ou implicação. O amor é assim mesmo, não se escolhe e acontece quando e como menos esperamos. Dispa-se de preconceitos e veja o amor tal e qual como ele é, existem problemas em todos os casais e para os casais existirem, sem dúvida que terá de existir amor.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)

Veja Também

Amor depois dos 30

Amor depois dos 30 – As novas regras do jogo

Já terminou uma relação depois dos 30 anos e viu-se novamente sozinho? Quando temos 20 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *