Início / Conselhos Amorosos / Será que existe idade certa para casar ?

Será que existe idade certa para casar ?

idade certa para casar

Apesar desde assunto ser deveras pessoal, são muitas as pessoas que procuram ajuda para saber exactamente se estão na idade certa para casar. Contudo, mais importante que a idade em si é o momento da sua vida, o tipo de relacionamento que tem e o futuro que essa lhe pode dar.

As leis de cada país solucionam grande parte desse problema, no entanto, apesar de existirem essas regras, é da responsabilidade de cada um escolher o momento certo para dar esse grande passo na sua vida. Não existe nenhuma idade ideal, pois cada pessoa é diferente, mesmo com idades iguais, principalmente se tiverem educações diferentes ou simplesmente vivências distintas.

Independentemente da idade escolhida, é importante que se lembre que não vai existir um casamento perfeito, pois vão existir sempre problemas e discussões, faz parte do dia-a-dia de cada casal e quando isso não acontece é muito mau sinal, sinal que as pessoas não interagem nem trocam ideias entre si.

Idade certa para casar – como saber

As mulheres e homens dos dias de hoje procuram os companheiros ideais, apesar de existirem algumas diferenças entre estes, nomeadamente no que diz respeito ao casamento, sendo que as mulheres sentem muito mais essa necessidade que os homens.

Por outro lado, na sociedade em que estamos inseridos hoje em dia, casar demasiado cedo é considerado por muitos como um erro muito grave. Actualmente as pessoas preferem terminar a sua formação, encontrar um emprego estável, comprar o seu carro e só depois começar a pensar no casamento em si. Entretanto, vivem alguns amores de verão, mantêm-se relacionamentos mais longos do que o normal, mas avançar para o casamento em si é algo que não faz parte dos planos de grande parte dos jovens de hoje em dia.

Se casar demasiado cedo, poderá perder toda a sua juventude e o mais natural é que o casamento entre em monotonia mais cedo do que o esperado, levando assim aos relacionamentos extraconjugais, algo que ninguém quer passar. Por outro lado, se passar muito tempo até encontra a pessoa certa, pode simplesmente habituar-se a estar sem ninguém e depois será muito mais difícil para partilhar a sua vida e alterar todas as suas rotinas.

Assim, é fácil de perceber que não existe idade ideal para se casar ! Cada pessoa deve encontrar o momento certo para o fazer, contudo existe hoje em dia uma série de factores a ter em consideração: ambos os noivos devem ter completado os seus estudos, ter o mínimo para começar uma nova vida a dois, maturidade emocional em ambos e acima de tudo, o relacionamento deve estar suficientemente sólido para que nada abale esta decisão. Não depende da idade cronológica, mas sim da idade mental e da vida que ambos têm no momento.

É certo que a maturidade de cada pessoa depende da vida que esta levou até ao momento, até porque existem pessoas com 17 anos muito mais maduras que outras com 25, porém para casar é essencial que ambos os membros tenham a preparação para tal. Um casamento não é apenas uma festa no dia, é um compromisso, uma entrega e uma mudança drástica na vida de qualquer pessoa.

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)
Será que existe idade certa para casar ?, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Veja Também

casal apaixonado

Sabia que há idade limite para encontrar o amor?

Provavelmente já ouviu dizer que o amor pode surgir em qualquer etapa da nossa vida, …